Publicações

Defina seu Objetivo com Clareza

Defina seu Objetivo com Clareza

06-03-18

Na boa gestão do negócio de uma empresa, uma etapa importante é o planejamento estratégico. Entender onde se quer chegar e qual o melhor caminho para chegar é crucial.

Acontece que definir o objetivo com clareza não é necessariamente uma tarefa fácil. Se alguém te perguntar o que você espera da sua empresa no futuro, provavelmente você responderá com palavras subjetivas como “espero ter uma empresa de referência” ou “uma empresa que atenda os clientes com qualidade”, e por aí vai. Mas se for perguntado o que considera qualidade de atendimento ou o que é ser referência, talvez alguma dificuldade possa surgir.

No planejamento, é importante definir o objetivo de forma mensurável. Qualidade no atendimento pode ser medido pela taxa de indicação que seu cliente faz do negócio para outro cliente. Assim, se você melhora a qualidade vai melhorar a taxa de indicação. Na hora de definir o objetivo então, você faz isso utilizando a taxa de indicação. Ser referência no mercado pode representar uma fatia percentual, o que significa que você precisa pesquisar para entender a pulverização das vendas ou da prestação de serviços pelas empresas que estão no mercado, visualizar sua atual posição e entender o que seria ser referência (20%? 45%?) Assim, na definição do objetivo, você estabelece em percentual, ao invés de utilizar uma expressão subjetiva.

Outra coisa importante para a clareza no objetivo é se pode ser definido em uma frase que as pessoas da equipe sejam capazes de memorizar. Um objetivo longamente definido não é claro, por mais pormenorizado que esteja, pois se não for lembrado não será perseguido.

Ainda, no objetivo precisa constar o responsável (pessoa ou setor) e o prazo em que deverá estar concluído. Se você fizer uma reunião e não definir prazos, você tem apenas sonhos, não projetos.

Assim um exemplo de objetivo claro seria: ‘Até 31 de Julho de 2018 aumentar a prospecção de novos clientes em 20% em relação ao ano anterior, através da ação publicitária Y, direcionada para o público da região X, direcionada pelo colaborador Fulano de Tal’.

D&Machado Advogados Associados