Artigos

Mediação de conflitos: a disputa em que todos ganham

30-04-18

mediaçao de conflitos

Convivemos no nosso dia a dia com muitas diferenças de interesses entre nós e as pessoas que nos cercam e no geral somos bem sucedidos ao lidar com elas. Mas, quando sentimos que os nossos interesses não podem se conciliar com os interesses do outro, nossa convivência fica prejudicada.

Nestes casos, vivemos conflitos interpessoais que no geral têm um alto custo emocional, e por vezes financeiro, gerando insatisfação pessoal e desgaste em nossas relações, sinalizando que precisamos fazer novos acordos de convivência.

E é para a resolução destes conflitos que o instituto da mediação foi criado, onde, através do auxílio de um terceiro, o mediador, as pessoas envolvidas sejam convidadas à reflexão e a ampliarem suas alternativas, ao se comunicarem melhor, negociarem e, se possível, chegarem a um acordo.

Mas quais conflitos podem ser solucionados pela mediação? Ela é especialmente útil e recomendada para conflitos em família e no trabalho, que são contextos de convivência próxima e continuada no tempo, e ainda preserva as pessoas envolvidas que precisam continuar compartilhando ações, decisões e responsabilidades. Em suma, a mediação pode ser utilizada para a resolução de conflitos que tratem sobre pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcio, partilha de bens, acidentes de trânsito, dívidas em bancos, danos morais, demissão do trabalho, questões de vizinhança etc.

Por isso, ao depara-se com um conflito civil, procure um advogado e juntos verifiquem qual unidade do Judiciário mais perto da sua casa possui um núcleo, centro ou setor de conciliação. Lá, digam que há um processo na Justiça e que quer conciliar. Isso vale se você tem uma ação tramitando na Justiça Federal, Justiça Estadual ou na Justiça do Trabalho e quer conciliar.

Na nossa experiência, essa é uma forma de satisfazer o mais rápido e da melhor forma possível os interesses de quem nos procura e por isso, vale a pena utilizar o instituto da mediação, por ser uma forma de resolver o problema sem vencedores e vencidos, onde todos trabalham juntos para que todos possam ganhar!

D & Machado Advogados Associados