Quando enfrentamos mercados fechados nada melhor que colocar mais criatividade e troca de informação no âmbito da empresa. Somente assim podemos agregar constante valor ao produto e nos mantermos competitivos. Na época em que o mercado não está fluindo como esperávamos, temos que nos superar e continuar a surpreender nossos clientes.

Para conhecermos um pouco mais sobre nosso mercado existe uma ótima ferramenta chamada mapeamento do mercado. Com ela, podemos analisar a posição em que a empresa está no mercado, bem como seus concorrentes.

O mapeamento do mercado consiste em diagramas que representam um mercado e a posição dos produtos neste mercado, ao qual oferece uma representação visual do estudo de sua concorrência. Com ele, você pode entender melhor os seus produtos internamente e saber como ele é visto por seus clientes.

Para desenhar um mapa de mercado, resumidamente a empresa deve identificar vários fatores em relação às decisões de compra dos seus clientes, opostas umas ás outras. Exemplo: no setor de moda, podemos escolher “tecnologia” vs. “moda”, “performance” vs. “conforto”, “preço alto” vs. “preço baixo”, e assim por diante. Estas duas dimensões escolhidas são colocadas em eixos horizontais e verticais e com base no conhecimento do mercado de sua equipe, devem classificar a sua empresa e a dos concorrentes.

A meta do mapeamento de mercado é identificar oportunidades em que a sua empresa possa se diferenciar de seus concorrentes. São áreas nas quais a empresa oferece um valor único, e elas podem ser usadas para direcionar o marketing de sua empresa.

Este mapa também pode mostrar mercados já saturados em que sua empresa deverá pensar em novos produtos e serviços conforme seu posicionamento dentro do gráfico.

Aprender a olhar o mercado de outra forma faz com que possamos evoluir e assim, buscar novos desafios. Ter criatividade para outras oportunidades no mercado é uma meta diária que deve ser instigado a todos da empresa.

Pense nisto e nestes momentos de oscilação no mercado, nada melhor que investir em um marketing mais criativo, que saiba reconhecer as oportunidades para sua empresa continuar crescendo.

 

Por Silvia Regina – SR Comunicação & Marketing

Maiores informações srcomunica@srcomunica.com